Eu não merecia...
Hoje durante meu tempo devocional fui confrontada por uma verdade que ainda busco o sentido. Ao estudar o livro de Hebreus, vemos que Jesus foi aperfeiçoado através do sofrimento (Hb 2:10). Sofrimento que Ele nunca mereceu.
Acho que todos nós entendemos de sofrimento. Ele faz parte da existência nesse mundo caído, mas acredito que, como eu, você já se perguntou se todos sofrem realmente na mesma intensidade, porque têm pessoas que parecem que nasceram pra sentir dor.
Quando olho para minha vida, também vejo muitos espinhos pelo caminho até aqui. Venho de um lar disfuncional e lembro-me de muitas vezes tentar entender o porquê das coisas serem desse jeito para mim. Eu não merecia vivenciar tantos conflitos, eu não merecia crescer sentindo tanto medo e inseguranças, eu não merecia não ter sido amada e afirmada o suficiente, eu não merecia ter meus sonhos negligenciados. Eu não merecia ouvir muitas coisas que já ouvi, ver muitas coisas que já vi e sentir muitas coisas que já senti.
Mas, um dia encontrei Jesus. Na verdade, Ele me encontrou. Cresci na igreja, ouvindo as histórias, sem saber ao certo no que acreditar. Ele me encontrou e foi me mostrando que é real. E queria que fosse o suficiente para eu me render a esse amor e sentir finalmente preenchida de tudo aquilo que eu achava que precisava. Não foi assim. Fiz escolhas que me condenam. Nas minhas dores eu também feri, meus pecados estavam diante de mim. E eu entendi que esse amor é exatamente como cantamos "pois o amor não se compra e nem se merece, o amor se ganha, de graça o recebe."
Eu não merecia tão grande perdão. Eu não merecia tanto amor, tanta graça. Eu não merecia a primeira, segunda, terceira, quarta e tantas chances que Deus me concede toda vez que eu caio e negligencio o sacrifício de Jesus. Eu não mereço tanta misericórdia e nem metade das bênçãos que já vivi até aqui. Eu não merecia as promessas que recebi lá atrás, e nem tudo que Ele já preparou para o meu futuro.
Se eu olhar para mim, vou me ver sempre presa neste senso falho de merecimento. Não merecia sofrer, ninguém merece. Não merecia ser salva, ninguém merece. Não merecia nascer em meio ao pecado, não merecia ser escolhida pelo Salvador do mundo.
Então, não olho para mim, olho para Ele. Porque sou pó, paradoxo perdido entre não merecer nem o mal que não escolhi, nem o bem que me escolheu. Mas Ele me viu, me amou, se entregou.
Ele escolheu passar por tudo o que eu merecia, para me dar de graça o que eu não mereço. Então não vou amargar nos sofrimentos imerecidos até aqui, mas sim vou me alegrar pela chance de desfrutar desse amor tão grande e infinito.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo! :)