Processos da vida (Life Processes)



Acredito veemente que Deus não faz nada em vão. Sendo assim, creio que respostas sobre momentos de nossas vidas podem ser encontradas na natureza, nas leis invisíveis que regem o universo, nas estações... Já li e ouvi muitas alegorias entre a vida e a natureza, eu mesma sempre procuro enxergar meus momentos e suas respectivas etapas. Muito recentemente, me vi em um estado interno crítico, que assim como as estações, que mudam gradativamente sem nem mesmo se perceber, ali me encontrei, sem saber onde começou e nem o porquê, mas hoje posso dizer que estava (ou talvez estou) em processo...

Quando entregamos nossa vida para Jesus, se entregamos verdadeiramente, estamos "assinando um contrato" de concessão absoluta. Entregar a vida é entregar tudo o que compõe a vida, e afinal, do que é feita a vida? A vida é feita de fôlego, a vida é feita de crescimento, a vida é feita de necessidades básicas, a vida é feita de sonhos, de fases, de momentos, de escolhas, a vida é feita de emoções, a vida é feita de conexões, a vida é feita de memórias, a vida é feita de legados, a vida é feita de histórias...E para cada item citado e outros muitos que não foram citados, entregamos a Jesus voluntariamente, por amor. Mas, por nossas limitações humanas, não é possível fazer todas as concessões de uma só vez, por isso estamos sempre passando por processos.  

Por que muitas pessoas desistem de suas promessas antes mesmo de lutar por elas? O problema não é falta de fé na promessa, muitas vezes o que falta é a coragem de embarcar na jornada. Não é a promessa que vem ao nosso encontro, nós que caminhamos rumo à promessa. É no "durante" que Deus nos prepara para viver tudo aquilo que Ele já sonhou para nós. 

Podemos ver na Bíblia vários exemplos sobre processos, mas um em particular me inspirou muito neste momento da minha, a história de José. José era um rapaz sonhador, e que desde a juventude tinha não somente sonhos, mas a interpretação e a verdade do que eles significavam. Quando ele sonha que seus irmãos e até mesmo seu pai se curvariam diante dele, creio que José não sabia como, mas tinha a certeza que, de alguma forma, um dia haveria de se cumprir. Ao longo de sua jornada rumo à promessa, passou por traições, dificuldades, sofrimentos, dores, mas em seu coração ele sabia que seu sonho não representava uma ilusão, e sim a verdade. Porque, depois que tudo se cumpriu, José entendeu que o sonho dele nunca foi sobre ELE, mas sobre DEUS e um plano maior para toda sua família e descendência. 


Se você, como eu, se vê em meio aos processos da vida, acalme-se, você está no caminho certo. Nem sempre vamos compreender o que estamos vivendo no momento, mas é só olhar para trás e ver o cuidado constante daquele que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Se o Senhor te inspirou com um sonho/promessa e você decidiu acreditar, não tenha medo da jornada, porque ela é necessária para te preparar para tudo o que está por vir. E nunca se esqueça:

Uma promessa não é a largada, é a certeza da chegada.

________________________________________________________________


I strongly believe that God does nothing in vain. Therefore, I believe that answers about moments of our lives can be found in nature, in the invisible laws that govern the universe, in the seasons ... I've read and heard many allegories between life and nature, and I always try to see my moments and their respective seasons. Very recently, I found myself in a critical internal state, it was like the seasons that gradually change without even realizing it. I found myself there, not knowing where it began or why, but today I can say that I was (or maybe I am) in process...

When we give our life to Jesus, if we truly surrender, we are "signing a contract" of absolute concession. Delivering life is giving up everything that makes up life, and after all, what life is made of? Life is made of breath, life is made of growth, life is made of basic needs, life is made of dreams, of phases, of moments, of choices, life is made of emotions, life is made of connections, life is made of memories, life is made of legacies, life is made of stories... And for each item quoted and many others that were not quoted, we surrender to Jesus voluntarily, for love. But because of our human limitations, it's not possible to make all the concessions at once, so we are always going through processes.

Why do many people give up on their promises before they even fight for them? The problem is not lack of faith in the promise, often what is lacking is the courage to embark on the journey. It's not the promise that comes to meet us, we who walk towards the promise. And in the "during" God prepares us to live all that He has ever dreamed for us.

We can see in the Bible several examples of processes, but one in particular inspired me a lot in this moment of mine, the story of Joseph. Joseph was a dreamy boy, and since his youth he had not only dreams, but the interpretation and truth of what they meant. When he dreams that his brothers and even his father would bow before him, I think Joseph did not know how, but he was sure that somehow it would someday be reality. Throughout his journey to the promise, he went through betrayals, difficulties, sufferings, pains, but in his heart he knew that his dream was not an illusion, but the truth. Because, after all, Joseph understood that his dream was never about HIM, but about GOD and a greater plan for all his family and offspring.

If you, like me, see yourself in the midst of life's processes, calm down, you're on the right path. We will not always understand what we are experiencing at the moment, but just look back and see the constant care of the one Who is the same yesterday, today and forever. If the Lord inspired you with a dream/promise and you decided to believe, don't be afraid of the journey, because it is necessary to prepare you for everything that is to come. And never forget:

A promise is not the start, it's the certainty of arrival.

Comentários

  1. Belo texto. A vida é um processo de altos e baixos; ter fe na existência de Deus não é tão difícil. Mas diante do caos confiar e aceitar de todo coração que Ele tem um plano de Vitória para nós é difícil,mas ao perder essa esperança não resta nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo com tudo o que disse... tem um louvor que gosto muito, chama Esperança e diz "És meu Redentor, porque vives minha fé não morrerá.." a esperança nEle, na verdade, é tudo o que temos :)

      Excluir
  2. Suas palavras fizeram muito sentido pra mim principalmente nesta parte "O problema não é falta de fé na promessa, muitas vezes o que falta é a coragem de embarcar na jornada." Não sei qual minha jornada, sinto Deus sempre querendo se aproximar e eu não consigo permitir ou sei lá o que acontece
    Estou refletindo mais depois desta leitura . ..
    Abraços e pode contar que sempre vou passar por aqui ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno, fico feliz que a leitura tenha te levado a um estado de reflexão.. quando mergulhamos dentro de nós mesmos, começamos a nos compreender melhor e começamos a ouvir a voz do Espírito Santo falando aos nossos corações.. se você sentiu essa leitura falando com você, já é um bom sinal, porque na verdade o Senhor nos fala o tempo todo, nós que as vezes não conseguimos enxergar...peça ao Pai que você consiga cada vez mais ouvi-lo falar, assim você vai, aos poucos, se encontrando :) não tenha pressa... Deus é paciente com a gente!

      Excluir
  3. Incrível como você se expressa! Certamente após ler este texto, parei para refletir "Nem sempre vamos compreender o que estamos vivendo no momento, mas é só olhar para trás e ver o cuidado constante daquele que é o mesmo ontem, hoje e sempre.". O segredo é sempre confiar naquEle que está conosco em todos os momentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! obrigada por ler e deixar esse comentário :) se tivermos que olhar pra trás, que seja para trazer à memória o que pode nos dar esperança! (Lm 3:21)

      Excluir
  4. A vida cristã é diferente, mais difícil e mais fácil. Cristo diz: “Dê-me tudo. Eu não quero um tanto do seu tempo, tanto do seu dinheiro, tanto do seu trabalho. Quero você. Eu não vim para atormentar o seu ego natural, mas para matá-lo. Meias medidas não trazem nenhum bem.
    Eu não quero podar um galho aqui e outro ali, mas quero derrubar a árvore inteira. Entregue todo o seu ego natural, todos os desejos que você julga inocentes, bem como os que você julga iníquos – todo o seu ser.
    Eu lhe darei um novo eu. Na verdade eu lhe darei o meu próprio eu; a minha vontade se tornará a sua vontade".

    C.S. Lewis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é remendar o novo no velho.. é acabar com o velho para vir o novo.. estamos vivendo na pele, não é mesmo? hahaha
      Mas, vale a pena!Ele é digno de toda nossa vida :) Obrigada por tudo, amigo e conselheiro <3

      Excluir
  5. Certamente! Mudou meu pensamentos a respeito , vc expressa muito bem . Amei

    ResponderExcluir
  6. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
    Jeremias 29:11
    "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
    Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
    Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
    Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
    Isaías 55:8-11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles versículos que acalmam a alma :) obrigada! Amém!!!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Análise: Os Arrais - O Bilhete e o Trovão

Análise: Os Arrais - Outono

A viagem de um barquinho